25/06/2018

LHESP recebe Seleção Cubana Feminina para temporada de treinamento em Rio Claro


Em parceria com a Liga de Handebol do Estado de São Paulo, a seleção cubana feminina desembarca no Brasil para uma temporada de treinamento entre os dias 27 e 04 de julho. Hospedada na cidade de Rio Claro, a seleção realizará amistosos como forma de preparação para os Jogos Centro Americanos e Caribe, que acontecerão no final de Julho na Colômbia.

A partir de sexta-feira (29), a seleção cubana disputará o Torneio Internacional Lhesp 10 Anos, que acontecerá ao longo do final de semana, enfrentando as equipes de Sorocaba, Bauru e Tietê. Em seguida, nos dias 02 e 03, serão realizados amistosos entre Cuba e as equipes de Rio Claro, Franca e Indaiatuba.

Para Rio Claro, receber a seleção cubana tem um impacto muito grande, uma vez que a cidade conta com uma trajetória muito marcante no esporte. “Hoje em Rio Claro temos 26 turmas que fazem parte de um projeto social. Todos os nossos alunos, que disputam as competições, são da periferia e enfrentam muitas dificuldades para se manterem no esporte, uma realidade muito próxima com a que acompanhamos em Cuba”, comenta Alexandre Colagrai, coordenador do Instituto Crescer no Esporte, sobre a semelhança que enxerga entre o trabalho realizado na cidade com o trabalho realizado em Cuba. “Esta semelhança nos desperta um interesse ainda maior em recebê-los, pois são pessoas que entendem muito das dificuldades, do esforço e da superação diária da vida para poderem fazer aquilo que gostam e acreditam, mesmo que sem muita estrutura e recursos”, completa Colagrai.

O coordenador ainda destaca a felicidade do Instituto Crescer no Esporte em ter contato com uma seleção internacional. “Em um ano no qual estamos nos empenhando para disputar um torneiro na Colômbia com a Lhesp, a vinda de uma seleção pra cá representa o crescimento do nosso trabalho. Num mesmo ano, teremos contato com vários países diferentes”.

Segundo Rogério Pinto, é uma honra e um prazer muito grande para a Lhesp receber a seleção cubana no Brasil. “Estamos cuidado da vinda deles há dois meses e contamos com a presença de todos vocês”, diz o presidente.



LHESP